Qual a relação entre o Mercado de Energia e CCEE?

gnpw-group-blog-qual-a-relacao-entre-o-mercado-de-energia-e-ccee_
3 minutos de leitura

O Brasil possui um modelo completamente diferente do resto do mundo quando o assunto é o Setor Elétrico. Tanto é que atualmente existe um vasto campo a ser explorado dentro deste segmento, como as próprias fontes renováveis de energia, que são o grande futuro da energia.

Dito isto, acaba existindo uma grande busca por um modelo energético dentro do mercado de energia, visto que dessa forma existe a possibilidade de garantir o suprimento de energia, a expansão da geração de energia e também a diversificação de matrizes energéticas.

Através desses pontos torna-se possível atender a demanda existente entre os consumidores com os menores custos possíveis.

Dado este contexto, o CCEE acaba agindo dentro do mercado de energia facilitando a comercialização da mesma, por intermédio de regras que gerem relação sólidas e benéficas para todos os envolvidos.

Para saber um pouco mais sobre o assunto e entender a relação existente entre o Mercado de Energia e o CCEE, confira este conteúdo com atenção!

Como funciona?

Atualmente, todas as empresas que são responsáveis pela geração e transmissão de energia elétrica compõem o SIN (Sistema Interligado Nacional) que abrange diferentes regiões do país, como:

  • Sul;
  • Sudeste;
  • Centro-oeste;
  • Nordeste e também a região Norte.

O SIN acaba sendo interligado por fios de alta tensão devido ao seu grande porte.

E é por intermédio deste incrível sistema que operações de compra e venda de energia acabam sendo realizadas.

Em outras palavras, todos os membros do mercado que são membros do SIN podem vir a negociar a energia com outros membros, sejam eles distribuidores, geradores, comercializadores ou até mesmo o consumidor final.

Dessa maneira o mercado acaba se tornando mais interessante para todos os participantes, pois a livre negociação permite tanto uma boa economia com a energia como também a obtenção de lucros!

Quais são as relações comerciais?

As relações existentes nesse mercado acabam acontecendo de duas esferas específicas:

  • Ambiente de Contratação Regulada (ACR)
  • Ambiente de Contratação Livre (ACL)

No fim das contas, todo o processo de compra e venda que acontece neste ambiente é feito através de contratos, que são estabelecidos entre os geradores e distribuidores, isto é, os participantes dos leilões de compra e venda de energia.

Além disso, é importantíssimo lembrar que esses contratos acabam tendo aspectos altamente específicos do setor, como por exemplo:

  • Preço da energia;
  • Submercados de registro do contrato e vigência do suprimento de energia;
  • Outros.

Vale a pena ressaltar que todos os contratos firmados passam pelo CCEE, o que naturalmente serve para dar ainda mais credibilidade a cada um deles.

Operações existentes

Todas as atividades que prevêem a viabilização da comercialização de energia elétrica através do SIN passam pelas mãos do CCEE. Dessa maneira, acaba existindo um maior controle e também uma maior confiabilidade.

Conclusão

O Mercado de Energia e o CCEE possuem uma relação intrínseca, como você pode ver no conteúdo de hoje.

Se você se interessa pelo mercado e acredita que pode começar a contratar energia ou até mesmo comercializá-la, entre em contato conosco.

Temos certeza de que podemos te ajudar de maneira abrangente e eficaz mediante suas necessidades.

A GNPW Group conta com uma equipe preparada e pronta para te ajudar no que for preciso!

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário