Como é o mercado de termelétricas no Brasil?

4 minutos de leitura

O Mercado de Termelétricas no Brasil é um tanto quanto inexplorado quando comparado a outros mercados energéticos. 

De fato, fora do Brasil a energia termelétrica acaba sendo o modelo mais utilizado para a produção de eletricidade, enquanto em nosso país esse papel acaba sendo das hidrelétricas.

Contudo, isso não quer dizer que esse mercado não é promissor. Aliás, isso diz justamente o contrário. Por ser um Setor que ainda está se desenvolvendo existe muito espaçoso para investimentos e crescimentos.

Para que você possa entender melhor tudo isso, decidimos criar este conteúdo completo sobre o mercado de Termelétricas no Brasil. Confira!

O que são Termelétricas?

Uma Usina Termelétrica pode ser considerada uma verdadeira indústria cujo principal objetivo sempre será a produção de energia através de um processo termelétrico.

De fato, essa produção irá acontecer por intermédio do calor que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, os quais serão abordadas posteriormente neste mesmo conteúdo.

É justamente daí que o nome termelétrica surge, afinal, a energia elétrica é gerada a partir do calor produzido e dos seus efeitos.

Outro ponto importante sobre as termelétricas é que todas elas possuem um processo muito semelhante de fabricação de energia, independente da matéria-prima que seja utilizada.

Como uma Termelétrica funciona?

O funcionamento de uma termelétrica parte da premissa de que a energia elétrica é gerada a partir do calor que é produzido.

De forma simplificada, em uma termelétrica, caldeiras serão aquecidas com água e vão acabar gerando o calor necessário para que ela se transforme em vapor.

Esse calor é produzido pela queima dos combustíveis fósseis.

Em seguida, o vapor irá passar por turbinas, que naturalmente serão movimentadas por conta da pressão ocasionada.

Isso resulta na produção de energia cinética, que será transformada tanto em potência mecânica como em potência elétrica. Posteriormente, essa mesma energia será transmitida por cabos e chegará até os transformadores, que a deixarão adequada ao uso para o consumidor final.

Vale ressaltar que existem diferentes tipos de Usinas Termelétricas, como:

  • Termelétrica a Gás Natural – Utiliza a queima de gás natural para iniciar o processo de vaporização;
  • Termelétrica a Carvão –  Utiliza a queima de carvão para iniciar o processo de vaporização;
  • Termelétrica a Biomassa – Utiliza a queima Biomassa (Madeira, Bagaços) para iniciar o processo de vaporização;
  • Termelétrica Nuclear – Utiliza o calor do Urânio enriquecido para iniciar o processo de vaporização.

Possibilidades do mercado de termelétricas no Brasil

As possibilidades do mercado de termelétricas no Brasil estão aumentando de forma significativa e isto é algo muito perceptível dentro do mercado.

Neste ano, nem mesmo os contratempos ocasionados pela Pandemia foram suficientes para frear o crescimento previsto.

Para se ter ideia, a Shell e seus sócios tomaram a decisão de investir cerca de US$ 700 milhões em uma Termelétrica com funcionamento a gás, que irá ficar em Macaé, no Rio de Janeiro.

O Gás Natural utilizado na Indústria irá vir diretamente do nosso pré-sal, sendo este  primeiro modelo deste tipo a ser posto em prática no nosso território.

Segundo as estimativas, a usina será capaz de produzir 565 MW, trazendo energia para mais de 2 milhões de residências.

A previsão para a sua entrega é em 1° de Janeiro de 2023.

Vale ressaltar também que, segundo o estudo Térmicas na base: A escolha inevitável, as termelétricas devem passar a ser vistas como a base do nosso sistema de distribuição de energia, pois o nosso modelo atual baseado em hidrelétricas está se esgotando graças as dificuldades ambientais para a construção de grandes usinas.

Além disso, fontes de energia solares e eólicas não podem ser consideradas como a base do nosso sistema de energia, principalmente por conta da sua instabilidade.

Segundo especialistas, a única forma do Brasil conseguir caminhar a passos largos na direção da produção de Energia Sustentável é investindo de maneira extensiva nas Usinas Termelétricas!

Gostou deste conteúdo? Então clique aqui e confira outros posts sobre o assunto!

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário