Termelétrica

Desenvolvimento de novos projetos de geração de energia através de termelétricas

A GNPW Group tem o projeto adequado para o seu investimento, aproveitando assim o melhor que você pode extrair do Setor Energético!

Gás natural. Carvão mineral.
Óleo combustível.

Mercado Livre de Energia

Usinas termelétricas são capazes de gerar energia a partir de qualquer produto que gere calor como biomassa, cavaco de madeira, carvão natural, gás natural entre outros.

Termelétrica
a Gás Natural

O uso de gás natural tem sido utilizado por se tratar de uma energia bastante versátil em vários setores, como o industrial, energético, residencial, comercial e de transportes. Nas usinas termelétricas o gás natural é queimado, convertendo energia térmica em energia mecânica e, posteriormente a conversão desta em energia elétrica.

O gás natural é uma excelente alternativa para a matriz energética mundial e também para o desenvolvimento de sistemas energéticos de baixo carbono, oferecendo estabilidade e segurança de suprimento de energia, além de uma queima com menos emissões. Desta forma, a geração termelétrica a gás natural é uma possibilidade para complementar a geração das fontes renováveis como a eólica e a solar, podendo ser acionada para o atendimento das demandas de ponta.

Biomassa

A principal biomassa utilizada para a geração elétrica no Brasil é o bagaço da cana. No Brasil, a bioeletricidade é obtida principalmente através da cogeração em unidades dos segmentos industriais sucroenergético e, também, de papel e celulose, tendo como fonte a lixívia.

Quando há geração excedente de bioeletricidade, a mesma pode ser comercializada em leilões de energia (mercado regulado) ou nos mercados livre e de curto prazo.

De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) em 2050, o potencial da bioeletricidade da cana alcançaria quase 109 TWh.

Carvão

O setor energético responde por mais de 60% da demanda mundial de carvão, figurando como uma das principais fontes de energia no mundo, de acordo com dados da International Energy Agency (IEA).

Dentre os benefícios de usinas termelétricas a carvão está o alto fator de capacidade, aumentando a confiança do sistema energético e também sua flexibilidade com relação à localização, uma vez que usinas termelétricas necessitam de áreas relativamente pequenas, inferiores quando comparado a outras fontes de energia.

As reservas totais de carvão nacional somam 32 bilhões de toneladas sendo que 38% do total dessas reservas estão em Candiota (RS). Neste sentido, as reservas consideradas medidas de Candiota somam 2,4 bilhões de toneladas, suficiente para a instalação de no mínimo 12 plantas de 500 MW na região funcionando por 40 anos.

Um dos principais desafios está diretamente relacionado às emissões atmosféricas e tecnologias capazes de mitigar os impactos ambientais por isso existe hoje o desuso desta fonte como produtora de energia.
PREVISÃO DE CUSTOS
SUSTENTABILIDADE
LIVRE NEGOCIAÇÃO
CONTRATO ÚNICO
consultor exclusivo
Relatórios gerenciais
Tem interesse em conhecer nossas soluções?