Mercado de Energia Elétrica: O Guia Completo

5 minutos de leitura

Sem sombra de dúvidas, o mercado de energia elétrica é hoje um dos mercados mais importantes que nós possuímos, visto que a Energia é necessária para praticamente todas as atividades que realizamos no nosso dia-a-dia.

Aliás, sem ela nem mesmo este texto poderia estar sendo escrito. Além disso, não podemos nos esquecer dos diversos trabalhos, ações e outros fatores que necessitam da energia elétrica.

Dada a sua importância, este post acaba sendo mais do que fundamental, pois vai te explicar de maneira simples e prática tudo o que você precisa saber sobre o Mercado de Energia Elétrica!

Como este mercado funciona

A chegada da energia elétrica no Brasil se deu no ano de 1879, através da contratação de Thomas Edison e sua tecnologia de lâmpadas incandescentes na iluminação pública.

De lá para cá, tivemos o desenvolvimento de hidrelétricas, termelétricas, usinas nucleares, energia solar e eólica, além da criação da Usina de Itaipu, a maior do mundo até então.

De modo geral, podemos dizer que esse mercado hoje funciona através da geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, que chega então a todos os lares e empresas brasileiras e faz com que diversas atividades sejam possíveis.

Dados sobre o mercado de energia elétrica

  • 60% da energia elétrica se dá por intermédio das hidrelétricas;
  • 85% das UN (Unidades de Consumo) ainda são residenciais.
  • 35% de todo o consumo de energia é feito pelas indústrias.

Embora simples, esses dados são suficientemente capazes de nos apontar a realidade deste setor e também suas perspectivas futuras.

Somente ao obter esse tipo de conhecimento é que você pode se tornar capaz de investir no setor de maneira realmente inteligente e capaz.

Produto e distribuição de Energia Elétrica

Conforme foi mencionado anteriormente, o Brasil é um país que possui vastas formas de produzir Energia Elétrica, muito embora a maior parte da nossa produção venha das hidrelétricas.

Isso acontece principalmente devido a própria geografia do nosso país e também ao amplo investimento que houve nesse setor desde sempre.

Mudanças no Mercado de Energia Elétrica

A partir de 1990 foi criado no Brasil o Mercado Livre, que naturalmente foi responsável por aumentar a competitividade e também a eficiência em todo o setor.

Para se ter ideia, hoje o Mercado livre corresponde aproximadamente a 30% de toda a energia que é consumida dentro do Brasil.

Esse mercado funciona de forma simples e nós já possuímos alguns posts que falam detalhadamente sobre ele.

Se você quer saber mais, clique aqui e confira!

Como funciona a Geração de Energia Elétrica

Para começar, é preciso compreender que a geração da energia elétrica irá depender exclusivamente do método de produção que é utilizado.

De modo geral, todas elas irão fazer com que haja a transformação de algo em energia, seja lá o que for.

As hidrelétricas por exemplo, transformam a força da água de um rio em energia, enquanto as usinas nucleares utilizam a força nuclear como forma de geração de energia.

Após tudo isso, essa energia é transportada por fios até as cidades brasileiras para que assim possa ser consumida.

Como funciona o processo de transmissão?

Primeiramente a energia acaba passando pelo o que nós conhecemos como estação geradora, que é o exato ponto onde ela é produzida inicialmente.

Uma vez que isso aconteça, ela é transmitida através de fios e vai para as estações de transmissão, onde irá passar por geradores que aumentarão a sua voltagem até que ela chegue nas diversas cidades.

As linhas de transmissão são amarradas a grandes torres que aumentam exponencialmente a voltagem da energia, justamente para que elas consigam chegar ao maior número de cidades sem perdas.

Por fim, essa energia chega a subestações de distribuição dentro da sua cidade, para que através da fiação dos postes possa chegar até você.

Distribuição de Energia Elétrica

A Distribuição da Energia Elétrica acontece através de empresas de energia, que podem ser tanto públicas quanto privadas.

Além disso, são utilizadas tanto Redes primárias quanto secundárias para que essa energia possa chegar com eficiência até os lares brasileiros.

Comercialização da Energia Elétrica

Muitas pessoas acabam pensando que a única forma de comercialização da Energia Elétrica é através do método mais conhecido:

Isto é, que ela só pode ser contratada através de uma estação da sua cidade e uma fatura irá ser gerada todos os meses.

Todavia, isso é um grande equívoco, visto que a Energia pode ser comercializada de diferentes formas, principalmente através do Mercado Livre de Energia.

Neste Mercado você pode fazer a contratação ou a venda de quantidades específicas de energia por preços especiais. Aliás, também é possível efetuar a venda de energia, possibilitando assim um aumento de ganhos.

Seja como for, essas diferentes formas de se comercializar a Energia Elétrica são suficientes para deixar esse mercado ainda mais interessante!

Conclusão

Se você tem interesse neste mercado, entre em contato com a nossa equipe.

Temos profissionais prontos para te ajudar e fazer com que o seu dinheiro renda ainda mais!

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário