Quais são os benefícios da energia solar?

3 minutos de leitura

A economia na conta de energia é um dos principais benefícios da energia solar. Porém, essa fonte também tem outras vantagens. Veja!

Você conhece todos os benefícios da energia solar? Embora essa alternativa energética apresente muitas vantagens, no Brasil, sua representação é de apenas 1,7% de toda a matriz energética.

Desse percentual, 72,6% do montante é de uso doméstico, seguida por empresas de comércio e serviços com 17,99% e 6,25% pela energia solar rural. Assim, fica claro que essa fonte sustentável é uma ótima opção de investimento e possui ampla possibilidade de crescimento nos próximos anos.

O que é a energia solar?

A energia solar refere-se à energia proveniente da luz e calor emanado pelo sol. Ela pode ser utilizada em diversos sistemas, como aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica, entre outras. Essa fonte é renovável e sustentável e tem ganhado grande adesão e investimento nos últimos anos.

As tecnologias solares podem ser caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo da forma como capturam e convertem a energia solar. No sistema de energia solar fotovoltaica, a geração de energia se dá quando a luz do sol é captada por painéis solares e transformada em corrente elétrica para ser utilizada em casas e empresas.

4 benefícios da energia solar

Conheça as vantagens da energia solar e saiba por que essa fonte de energia está em constante crescimento.

1. É uma fonte de energia sustentável e renovável
Por vir de uma fonte totalmente limpa — o sol — essa energia é considerada sustentável. Como sua produção não emite qualquer tipo de gás poluente, é uma alternativa viável para a diminuição do CO2. Além disso, sua disponibilidade é infinita, ou seja, uma energia renovável e que deve ser uma das maiores fontes utilizadas pelas gerações futuras.

2. Modelo de fácil instalação e pouca manutenção
Diferentemente de outras fontes de energia, como a eólica e a hidrelétrica, essa fonte é totalmente silenciosa. Os painéis não fazem barulho enquanto geram energia e a instalação dos sistemas não impacta negativamente a natureza. O sistema de energia solar é relativamente simples, como painéis e inversores e possui poucas peças móveis. Assim, não há desgaste mecânico que poderia aumentar o número de manutenção ao longo dos anos.

3. Vida útil longa
Depois da instalação, os painéis precisam apenas de uma limpeza anual e eles possuem uma vida útil de 25 anos. Por isso, mesmo que os custos de aquisição e instalação sejam altos, a longo prazo, esses valores serão recuperados com as economias realizadas.

4. Promove economia para o usuário
Depois de instalar um sistema de energia solar, é possível gerar 100% da energia que você consome e isso pode significar uma redução em até 95% na conta de energia. Ou seja, essa opção é vantajosa tanto para uso em residência quanto para empresas. Além disso, nos últimos anos, os investimentos na área têm crescido e os desenvolvimentos tecnológicos estão deixando os sistemas cada vez mais acessíveis.

Assim, podemos concluir que há diversos benefícios da energia solar. Outro ponto de destaque é que mesmo na pandemia, o setor cresceu 45% no primeiro semestre e gerou 47 mil novos empregos, sendo uma alavanca importante para a recuperação da economia brasileira.

E você está pensando em investir nesse tipo de sistema? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe seu comentário no post!

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário