O que é uma fazenda solar?

Fazenda solar é um projeto que foi instalada no campo ou área rural, possuindo tamanho e potência maiores do que as opções instaladas em residências.
4 minutos de leitura

Fazenda solar é um projeto instalado no campo ou área rural, possuindo tamanho e potência maiores do que as opções instaladas em residências. 

No Brasil, há uma grande abundância de sol durante todo o ano, por isso, a energia solar no tem ganhado tanto destaque. Uma fazenda solar é uma grande área equipada com placas fotovoltaicas. Essas placas são responsáveis por produzir energia que poderá abastecer uma casa, uma pequena empresa e até grandes indústrias, dependendo do tamanho da fazenda. 

A Resolução Normativa 687/2015 estabeleceu critérios para que as redes de mini e microgeração pudessem funcionar. Assim, foi normatizado as regras de aluguel para a geração compartilhada, possibilitando que o consumidor brasileiro pudesse gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis, inclusive para fornecer o excedente para a rede de distribuição. Para entender melhor sobre fazenda solar e como essa opção é um bom investimento, continue lendo o post! 

O que são as fazendas solares?

Uma fazenda solar é um grande espaço com centenas ou milhares de placas fotovoltaicas. Essas placas solares captam a energia solar e a transforma em energia elétrica. Quando as partículas de luz incidem sobre os elétrons das placas, elas produzem energia, por meio do movimento das partículas. Cada placa possui entre 60 e 72 células fotovoltaicas e cada fazenda tem milhares de placas.

Esse modelo é importante para a ampliação do uso de energia solar, descentralizando e democratizando o uso já que possibilita que pessoas que não querem ou não podem investir em um sistema fotovoltaico particular consumam esse tipo de energia. A geração compartilhada permite que consumidores se reúnam e criem uma fazenda solar. Assim, é possível que cada um adquira uma cota de energia e utilize seus créditos para reduzir o valor final da conta.

Como a fazenda solar pode ser utilizada por indústrias e empresas?

As fazendas solares são excelentes exemplos de sustentabilidade. No Brasil, o número de projetos de usinas solares se espalha pelo país, principalmente, no Nordeste. Essa opção é uma boa alternativa para empresas e indústrias que querem reduzir os custos com energia. Na prática, é preciso possuir uma conta de luz acima de R$ 3.000,00 para contratar um lote de uma fazenda solar.

As fazendas são instaladas em locais propícios com grande incidência solar. A eletricidade gerada será transmitida para a rede pública de distribuição que irá gerar energia e convertê-la em créditos. Esses créditos têm a validade de 60 meses, de acordo com as normas da ANEEL. Ao final de cada mês, a distribuidora realiza um cálculo sobre o consumo e os créditos disponíveis e desconta no valor total. Ou seja, é possível reduzir os custos com energia, sem precisar fazer grandes investimentos de instalação. 

Para o consumidor, uma das principais vantagens da fazenda solar é poder aderir a um plano fixo sem precisar instalar uma usina solar fotovoltaica no local da sua empresa. Dessa forma, não há preocupação com implementação e manutenção. Mas, para aqueles empresários que desejam diminuir significativamente seus custos elétricos, a implementação de uma usina solar própria é interessante. Nesses casos, o desconto no valor final da conta de energia pode chegar a 95%. 

Outro benefício é que ao investir em energias renováveis, você estará contribuindo para a diminuição do impacto ambiental. Enquanto outras energias geram impactos negativos ao meio ambiente, a geração solar é uma fonte limpa e sustentável, se tornando um investimento muito mais seguro e viável. 

Portanto, a fazenda solar é uma alternativa de energia que democratiza o uso da energia do sol e colabora para a descentralização da produção. Além disso, é uma fonte mais acessível que as demais, em que os painéis solares geram energia que se tornam créditos energéticos. 

Se desejar mais informações sobre Energia Solar ou qualquer outra fonte energética, entre em contato com nossa equipe.

Você também pode se interessar pelo artigo do CEO e fundador do grupo GNPW, Marcos Antonio Grecco, “Investindo em energia solar no Brasil”.

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário