Como fazer um planejamento de investimentos para transição energética?

Como fazer um planejamento de investimentos para transição energética?
3 minutos de leitura

A transição energética exigirá investimentos em infraestrutura. Como fazer um planejamento de investimentos para transição energética a despeito de incertezas?

A transformação vivenciada atualmente faz com que governos, sociedade e empresas se adaptem e mudem sua forma de consumir e produzir para a manutenção do clima e meio ambiente. Com esse cenário, é fundamental que as empresas do setor de energia também realizem planejamento de investimento para a transição energética.

A transição energética é o processo que tem ocorrido globalmente com objetivo de mudar as fontes de energias utilizadas, saindo de fontes que geram grandes emissões de gases do efeito estufa (GEEs) para opções renováveis e sustentáveis. Para isso, há uma adaptação e maior investimentos em fontes eólica, solar e de bioenergia. Além disso, principalmente no Brasil, há uma expansão da geração distribuída e tentativa de eletrificação do setor de transportes e indústrias em geral.

O panorama geral da transição energética

Para uma transição energética eficaz para os países, é preciso alinhar economia, eficiência e sustentabilidade. Contudo, a tarefa não é tão simples. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), redes elétricas em todo o mundo, que levaram mais de 130 anos para serem construídas, terão que dobrar de extensão até 2040 para acomodar a eletrificação da matriz energética, que será chave para alcançar o objetivo de zerar as emissões líquidas de carbono.

Em termos financeiros, isso irá exigir mais que triplicar os investimentos atuais de expansão e modernização da rede elétrica até 2030 e manter este patamar até 2050. Para que essas metas sejam cumpridas, o planejamento é fundamental.

O setor elétrico e outras grandes indústrias já trabalham com imensa dificuldade para alocar capital e recursos a longo prazo. Com a necessidade de associar objetivos internos e estratégicos com metas globais, as decisões precisam ser programadas e analisadas minuciosamente. A transição energética também trouxe o ESG para os objetivos das empresas, sendo fator preponderante para as escolhas de onde e como investir.

Como fazer um planejamento de investimentos para a transição energética?

Nos últimos dois anos, o setor energético e elétrico sofreu com as instabilidades econômicas e climáticas. Por isso, criar um planejamento de investimentos ajuda a mitigar riscos e gerar insights para as tomadas de decisão. Confira como fazer um planejamento para a transição energética.

  • Alinhe projetos e priorize programas de investimento com os objetivos estratégicos da empresa que mais podem gerar um bom custo-benefício;
  • Analise e quantifique todos os benefícios financeiros, operacionais, de mitigação de riscos e estratégicos dos investimentos para cada opção;
  • Aplique otimização baseada em Inteligência Artificial (IA) para encontrar a combinação ideal de projetos, alternativas técnicas e momento de execução que maximiza os resultados esperados, respeitando o orçamento, metas e outras restrições aplicáveis;
  • Obtenha a visão global do impacto das carteiras de investimentos sobre os indicadores e objetivos estratégicos da empresa em diferentes cenários, com agilidade, e otimize automaticamente o plano de investimentos sempre que necessário.

O Brasil ainda sofre um contexto de recuperação pelos efeitos causados pela pandemia e esse é um bom momento para estabelecer novas diretrizes de investimentos, focando na transição energética em conjunto com a recuperação potencial. Portanto, com um planejamento de investimentos, é possível destinar recursos para as melhores opções, diminuindo custos e maximizando resultados.

Para saber mais sobre o assunto, leia sobre a importância da transição energética na segurança do setor de energia.

Comment

There is no comment on this post. Be the first one.

Leave a comment