Por que devo migrar para o Mercado Livre de Energia?

3 minutos de leitura

Ao migrar para o Mercado Livre de Energia você tem a liberdade de negociar diretamente com o fornecedor e contratar montantes de energia de acordo com a sua necessidade, com a vantagem de ser mais barato que no sistema tradicional.

Sem dúvidas, o principal benefício do Mercado Livre de Energia é a redução de custos.

No ambiente de contratação livre os preços são mais competitivos do que no Mercado Cativo e muito mais atrativos.

De modo geral, a migração para o Mercado Livre de Energia proporciona uma economia de 10% a 20% na conta de luz, bem como a isenção da cobrança de Bandeiras Tarifárias.

Além disso, o consumidor tem a vantagem de definir as condições de compra juntamente com o fornecedor, tais como preços, prazos e quantidade de energia.

Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?

Não é qualquer consumidor que pode migrar para o Mercado Livre de Energia. Os consumidores residenciais, por exemplo, ainda não são contemplados pelo Mercado Livre.

Já a indústria ou o comércio de qualquer segmento, ligados em média ou alta tensão e que consomem acima de 500 KW podem solicitar a migração.

No mercado livre existem dois tipos de consumidores, o Consumidor Livre e o Consumidor Especial.

O Consumidor Especial refere-se às empresas com demanda igual ou superior a 500 kW, seja por unidade ou somatório de unidades consumidoras com o mesmo CNPJ.

Estes consumidores pode contratar apenas a Energia Incentivada, ou seja, aquela gerada por fontes renováveis, tais como pequenas centrais hidrelétricas (PCH), biomassa, fontes eólicas e solar.

A fim de estimular a competitividade, o comprador desse tipo de energia recebe descontos de 50%, 80% ou 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição.

O outro é o Consumidor Livre, cuja demanda contratada é igual ou superior a 2.000 kW.

Estas empresas podem adquirir energia de qualquer fonte de geração (Energia Convencional ou Incentivada).

A energia convencional provém de usinas térmicas a gás ou grandes hidroelétricas e não concede desconto na tarifa de uso do sistema de distribuição.

E quais são os Benefícios do Mercado Livre de Energia

A adesão ao Mercado Livre de Energia traz diversos benefícios em relação ao Mercado Cativo. Os principais benefícios do Mercado Livre de Energia são:

Redução de custos
O principal benefício de migrar para o Mercado Livre de Energia é a redução dos custos com energia elétrica. Além de possuir preços mais atraentes que o mercado tradicional, possibilita a negociação do valor, prazo e indexação que se adequa melhor ao seu consumo.

Previsão orçamentária
O preço da energia negociada no ambiente de contratação livre é pré-definido. Com isso, as empresas conseguem fazer uma melhor previsão dos custos e não ficam sujeitas às variações de tarifas no Mercado Cativo.

Livre negociação
No Mercado Livre os consumidores podem escolher seus fornecedores de energia e negociar diretamente com eles os prazos e condições.

Sustentabilidade
Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, o consumidor pode contratar energia vinda de fontes renováveis, contribuindo assim para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Estas são só algumas das vantagens de migrar para o Mercado Livre de Energia. Uma garantia de maior performance e rentabilidade para empresas, indústrias e setor agrícola contando com toda a segurança de um mercado regulamentado pela ANEEL.

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário