Os 3 Grandes Grupos da Energia Elétrica – Em qual vale a pena investir?

3 minutos de leitura

Os 3 Grandes Grupos da Energia Elétrica são responsáveis por tudo o que conhecemos dentro deste setor. Isto é, mesmo que sejam delimitados a diferentes etapas, são eles que em conjunto fazem o setor elétrico funcionar.

Mais do que isso, cada um desses 3 grandes setores esconde em si a capacidade de se tornar um excelente investimento e, portanto, é necessário que você os conheça adequadamente.

No conteúdo a seguir falaremos um pouquinho sobre cada um desses grupos, de forma que você possa os conhecer em sua totalidade. Confira:

Geração

Um dos 3 grandes grupos da Energia Elétrica é conhecido como o grupo de geração de energia, no qual residem diversas empresas que competem entre si para atender tanto o mercado livre de energia quanto o mercado cativo.

É aqui que a energia é factualmente gerada, para posteriormente ser encaminhada para os diversos consumidores existentes dentro do mercado.

Transmissão

O Setor de Transmissão é responsável por transmitir a energia gerada para os consumidores, fazendo assim a ponte entre o setor de geração e o setor de distribuição.

Sim, isso mesmo que você leu. Embora pareçam tratar do mesmo assunto, tanto a transmissão quando a distribuição possuem responsabilidades diferentes.

O Setor de Transmissão é apenas responsável por fazer a entrega da energia para as distribuidoras.

Distribuição

O setor de Distribuição pode ser considerado o “último” setor dentre os 3 citados, pois é ele quem de fato entrega a energia recebida pelo setor de transmissão.

É importantíssimo ressaltar que tanto os Setores de Transmissão quanto de Distribuição são considerados monopólios naturais pelo governo, visto que a existência de competição não faria qualquer tipo de bem para esse setor.

Em qual deles vale a pena investir?

Se faz necessário relembrar que a decisão de fazer ou não um investimento decorre unicamente da sua posição atual.

Isto é, não há como dizer com propriedade quais desses setores é o ideal para se alocar capital ou recursos, uma vez que, dada as suas condições atuais um ou outro pode acabar mostrando-se mais interessante.

Justamente por esse motivo é fundamental saber como operar dentro desse mercado, pois dessa maneira você não compromete o seu capital e ao mesmo tempo consegue aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Todavia, fazer isso pode ser algo muito estressante na maioria dos casos em função da falta de conhecimento técnico sobre o mercado elétrico.

O que fazer?

Se você quer investir dentro do Setor Elétrico, precisa ter a consciência de que deve fazer isso da maneira certa.

Portanto, contar com quem já possui um alto know-how no setor é justamente a sua melhor opção.

Nesse contexto, estamos altamente preparados para lhe auxiliar em todo esse processo, mostrando o que pode ser feito e como investir o capital.

Entre em contato conosco e conte com o apoio da nossa equipe. Dessa maneira você investirá de forma correta em um dos 3 grandes grupos de energia elétrica!

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário