Qual a importância da eficiência energética?

Qual a importância da eficiência energética
4 minutos de leitura

Eficiência energética é a habilidade de se realizar o mesmo ou até mais com uma menor quantidade de recursos energéticos. 

A eficiência energética é um conceito que se refere à melhor maneira possível de utilizar um recurso energético. Ou seja, fazer mais com menos. Primeiramente, temos que considerar que esse termo não deve ser confundido com a economia de energia. Afinal, a economia de energia parte do princípio de diminuir o uso de recursos, já a eficiência energética garante o máximo uso dos equipamentos e recursos, utilizando-os com inteligência. 

Infelizmente, no Brasil, esse conceito não é tão difundido ou utilizado, pois o país tem abundância em recursos, logo, as pessoas não se dão conta de como é importante utilizá-los com consciência. Para entender melhor esse conceito e sua aplicabilidade, continue lendo este conteúdo! 

O que é eficiência energética? 

Toda atividade da sociedade requer o uso de algum tipo de energia, e essa energia é gerada de algum produto ou força, como a gasolina, álcool, diesel, biomassa, entre outros. Esse uso vai desde ações mais simples, como acender uma luz até manter uma fábrica em funcionamento. 

Até que a energia seja gerada, há processos complexos e, durante essas ações, a energia se perde, diminuindo toda a eficiência do processo. Além do desperdício, isso também gera maiores custos para a cadeia produtiva. 

No caso de empresas e grandes organizações, este fator é ainda mais preponderante. Assim, é importante investir em energia com boa eficiência energética, bem como mitigar possíveis falhas de sistemas e equipamentos que podem aumentar ainda mais os gastos com energia. 

Qual a importância da eficiência energética?

Como citamos acima, o Brasil ainda é um país que não se preocupa com eficiência energética. Uma pesquisa realizada pelo American Council for an Energy-Efficient Economy (ACEEE) mostrou que entre 25 países analisados, o Brasil é o 22º que mais consome energia. Ou seja, a mentalidade de que os recursos são fáceis e infinitos prejudica a sensibilização de pessoas e empresas quando o assunto é eficiência e uso consciente. 

Embora o país esteja bastante atrasado, o Programa de Eficiência Energética (PEE) já conseguiu economizar 52 TWh entre os anos de 1998 e 2017. Isso significa que em 19 anos o país conseguiu reduzir em R$ 13,3 bilhões o custo com a compra de energia gerada. 

Qual o futuro energético do país? 

Se em alguns requisitos ainda estamos atrasados, em outros, já demonstramos desenvolvimento. O número de empresas que estão investindo em geração distribuída por fontes renováveis e sustentáveis aumentou nos últimos anos. Contudo, somente isso não é suficiente. É importante que seja incluído neste debate a eficiência energética e que o governo se mobilize para planejar investimentos em geração de energia por meio de hidrelétricas, térmicas, eólicas e solar. 

Nesse cenário, o futuro se mostra mais promissor quando o sistema energético de medição for verificado com índices mínimos de eficiência por setores de economia. A longo prazo, o resultado será a redução de custos com a infraestrutura, bem como no valor da energia consumida pelo usuário. 

Outro ponto é que a eficiência energética mobiliza toda a cadeia. Dessa forma, ao investir em  eficiência de todo o sistema, desde a produção até o consumo final, maior será a redução de custos de produção, de infraestrutura, além do aumento dos benefícios trazidos para o meio ambiente com essas ações. 

Portanto, podemos concluir que a eficiência energética é um conceito bastante importante, mas que ainda precisa ser difundido no Brasil. Além disso, a eficiência também deve passar por investimentos governamentais, conscientização da população e empresários, a fim de que haja uma mudança de comportamento e investimentos específicos em tecnologia. Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tema, deixe seu comentário no post! 

Comente

Não há comentários sobre este post. Seja o primeiro.

Deixe um comentário