Descarbonização: o próximo passo para a jornada sustentável da sua empresa

Descarbonização: o próximo passo para a jornada sustentável da sua empresa
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A descarbonização tem sido uma prática crescente em empresas, como parte de metas de economia de carbono e de desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais limpa.

Os avanços das mudanças climáticas devido às massivas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera têm feito a sociedade se mobilizar em prol de melhorias. A conclusão é de que a descarbonização é urgente, principalmente, para as empresas e setores tão poluentes, como o de transporte e indústrias.

Atualmente, na América Latina, já são cerca de 50 empresas com metas de redução de carbono estabelecidas ou em curso de preparação ou validação conforme as metodologias científicas globalmente aceitas (SBTi). Isso confirma que parte das empresas já reconhecem a importância da transição energética, das metas de NET Zero e a busca por uma sustentabilidade mais responsável e ativa.

Por que é importante descarbonizar empresas?

O último Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2022, apontou que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) aumentaram 12% ao longo da última década, atingindo 59 gigatoneladas de CO2 equivalente (GtCO2e) em 2019. Esses números só reforçam a urgência na descarbonização, com ações voltadas para a economia de baixo carbono.

Portanto, é fundamental que as empresas se comprometam com a descarbonização para a diminuição das mudanças climáticas e consequências que os GEEs têm causado. Além disso, outro importante motivo é a crescente exigência dos investidores por metas ESG, com um posicionamento mais claro das empresas sobre suas responsabilidades e ações para frear as emissões.

Por exemplo, muitas empresas já se comprometeram a se tornarem NET Zero até 2050. Isso significa que elas atingirão a neutralidade de carbono, equilibrando as emissões de dióxido de carbono com sua remoção ou eliminando as emissões da sua produção, em toda a cadeia envolvida. A expectativa é de que essas ações sejam ampliadas nos próximos anos com diversas tecnologias surgindo para dar suporte na adaptação e no planejamento dessas companhias.

Como se tornar uma empresa mais sustentável?

Descarbonização é o processo de redução da pegada de carbono de um âmbito específico, como uma empresa, organização ou região. A pegada de carbono é um termo usado para descrever a emissão total de carbono de um sistema, incluindo o consumo de combustíveis fósseis, resíduos, mudanças no uso da terra e outras emissões diretas e indiretas.

Essa mudança pode ser alcançada ao substituir fontes de energia ou combustíveis fósseis por fontes de baixa emissão de carbono. Para as empresas, este processo inclui a implementação de mudanças na forma como os seus produtos e serviços são produzidos, encurtando a sua pegada de carbono.

Assim, investir na descarbonização traz diversos benefícios, além dos ambientais, como o aumento da atratividade perante investidores, maior aderência aos clientes e aumento de credibilidade em toda a cadeia produtiva.

A descarbonização pode ser alcançada com a adoção de metas de economia de carbono, definição de patamares e prazos para todos os envolvidos. É possível dividir as etapas em 4 estágios.

  • Realização de um diagnóstico: Mapeamento da pegada de carbono da empresa, englobando todos os recursos utilizados desde o início até o fim do processo, como o que é consumido internamente, energia comprada ou produzida, combustível gasto nos processos. Fazer um inventário completo ajuda a entender qual etapa tem uma maior emissão.
  • Análise e busca de soluções: Depois de entender a pegada de carbono da empresa, é hora de buscar soluções e propor metas. As soluções podem ser a melhoria de eficiência, mudança de parceiros comerciais, implementação de projeto de energia limpa. Já as metas devem ser realistas e alcançáveis para que as empresas possam melhorar suas performances ambientais ao longo do tempo. As metas mais ambiciosas podem incluir a descarbonização total, onde a empresa tentará ter zero emissões de carbono.
  • Implemente soluções: Essa fase é hora de colocar em prática as ações idealizadas. Pode ser a troca de tipo de combustíveis da frota ou o desenvolvimento de geração de energia. A solução implementada deve ser aquela que tem maior custo benefício para as metas gerais da empresa.
  • Monitoramento e manutenções: Como as metas ambientais requerem anos de implementação, é fundamental manter-se o monitoramento e manutenção para garantir que as expectativas projetadas sejam alcançadas.

Por fim, é importante destacar que a descarbonização bem sucedida requer uma mudança de mentalidade, com a incorporação dos objetivos ESG, ou seja, as metas ambientais, sociais e de governança, em todos os processos da empresa.

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