Conheça 4 fontes de bioenergia

Conheça 4 fontes de bioenergia

As fontes de bioenergia são diversas e podem ser de origem animal e vegetal. Conheça cada uma delas e sua aplicação.

A bioenergia é a energia criada a partir da biomassa que pode ser utilizada tanto para a produção de eletricidade quanto para geração de calor e biocombustíveis. A biomassa é matéria orgânica que pode ser de origem animal ou vegetal. Ou seja, a bioenergia pode ser gerada a partir de várias fontes, tendo cada uma delas particularidades e eficiência diversa.

A bioenergia tem sido cotada como uma opção para a transição energética, uma vez que é uma alternativa aos combustíveis fósseis. O Brasil vem ampliando o seu investimento em fontes de bioenergia, afinal, o país tem um grande potencial sustentável, com grande parte ainda para ser explorada, como a agricultura, lixo orgânico e dejetos de animais.

Os tipos da biomassa

A biomassa pode ser dividida em três tipos de classes. A biomassa sólida refere-se aos resíduos de áreas urbanas, como RSU, ou produtos agrícolas ou florestais. Já a biomassa gasosa é encontrada nos despejos gerados nos processos produtivos agropecuários e a biomassa líquida vem de culturas, como a cana-de-açúcar, que produz biocombustíveis.

Dessa forma, a biomassa permite a produção de alguns combustíveis, como o biogás, biometano, bioetanol e o biodiesel. O biogás pode ser produzido a partir de aterros sanitários ou usinas que utilizam dejetos de animais e tem alto poder calorífico, podendo substituir o uso do gás natural. A partir dele, também é possível produzir o biometano, por meio da retirada de vapor de água, gás carbônico e sulfeto de hidrogênio. Ele tem maior poder de combustão que o biogás e também pode ser utilizado no lugar do GNV.

O bioetanol é produzido a partir dos resíduos agroindustriais, como o milho e bagaço da cana-de-açúcar. No Brasil, é um biocombustível bastante utilizado desde a ampliação de programas governamentais na década de 1990. Por fim, o biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais, sendo uma alternativa ao óleo diesel, que vem de combustíveis fósseis. Embora não seja totalmente limpo, o biodiesel polui menos que a fonte fóssil.

Conheça 4 fontes de bioenergia

Segundo a definição técnica, a bioenergia é qualquer matéria orgânica, ou seja, material biológico, disponível em uma base renovável. Inclui matérias-primas derivadas de animais ou plantas, como madeira e resíduos orgânicos agrícolas.

No Brasil, o bagaço da cana é a principal fonte de bioenergia, mas existem outras fontes. Além do bagaço da cana, outros vegetais, grãos e cereais também servem de fonte energética, assim como a madeira, lenha, serragem, lixo orgânico, desejos e óleos vegetais. Entenda melhor cada uma delas.

Culturas

Esse tipo de fonte já é produzido com a intenção de gerar energia, como ocorre com a cana-de-açúcar. Por mais que a agricultura tenha um foco em gerar produção de alimentos, a aplicação é ampla e há vários usos para matérias-primas do setor. Por isso, nos últimos anos, ampliou-se as plantações de culturas para bioenergia.

Resíduos agrícolas e florestais

A produção de bioenergia pode ser uma alternativa à queima de florestas. Com o que sobra de colheitas, cortes de árvores, madeiras e serragens, é possível gerar energia, sem ocasionar incêndios. Em vez de utilizar as queimadas prescritas, é possível dar outro destino à biomassa, reduzindo os custos da operação, com a fonte servindo de substituto para o carvão vegetal.

Subprodutos orgânicos

Os resíduos orgânicos da agropecuária, como os dejetos de porco, também são fontes de bioenergia. Com investimentos, é possível que a suinocultura deixe de gerar um passivo ambiental, que são as fezes dos animais e transforme esse passivo em ativo. Por meio de biodigestores, a fazenda consegue gerar energia para consumo próprio e até revender o excedente.

Resíduos orgânicos

Os resíduos orgânicos são os lixos domésticos e industriais. O Brasil produz, por ano, quase 80 milhões de toneladas de lixo em todo o território nacional, mas a energia oriunda de resíduos sólidos urbanos representa apenas 0,1% de toda a capacidade instalada da sua matriz energética.
Portanto, existem várias fontes de bioenergia que podem ser utilizadas. Atualmente, o Brasil vem explorando algumas delas, para facilitar a transição energética. Para saber mais sobre esse assunto, leia o post no blog.

Comment

There is no comment on this post. Be the first one.

Leave a comment