O Brasil possui um modelo completamente diferente do resto do mundo quando o assunto é o Setor Elétrico. Tanto é que atualmente existe um vasto campo a ser explorado dentro deste segmento, como as próprias fontes renováveis de energia, que são o grande futuro da energia.
Dito isto, acaba existindo uma grande busca por um modelo energético dentro do mercado de energia, visto que dessa forma existe a possibilidade de garantir o suprimento de energia, a expansão da geração de energia e também a diversificação de matrizes energéticas.
Através desses pontos torna-se possível atender a demanda existente entre os consumidores com os menores custos possíveis.
Dado este contexto, o CCEE acaba agindo dentro do mercado de energia facilitando a comercialização da mesma, por intermédio de regras que gerem relação sólidas e benéficas para todos os envolvidos.
Para saber um pouco mais sobre o assunto e entender a relação existente entre o Mercado de Energia e o CCEE, confira este conteúdo com atenção!
Como funciona?
Atualmente, todas as empresas que são responsáveis pela geração e transmissão de energia elétrica compõem o SIN (Sistema Interligado Nacional) que abrange diferentes regiões do país, como:
- Sul;
- Sudeste;
- Centro-oeste;
- Nordeste e também a região Norte.
O SIN acaba sendo interligado por fios de alta tensão devido ao seu grande porte.
E é por intermédio deste incrível sistema que operações de compra e venda de energia acabam sendo realizadas.
Em outras palavras, todos os membros do mercado que são membros do SIN podem vir a negociar a energia com outros membros, sejam eles distribuidores, geradores, comercializadores ou até mesmo o consumidor final.
Dessa maneira o mercado acaba se tornando mais interessante para todos os participantes, pois a livre negociação permite tanto uma boa economia com a energia como também a obtenção de lucros!
Quais são as relações comerciais?
As relações existentes nesse mercado acabam acontecendo de duas esferas específicas:
- Ambiente de Contratação Regulada (ACR)
- Ambiente de Contratação Livre (ACL)
No fim das contas, todo o processo de compra e venda que acontece neste ambiente é feito através de contratos, que são estabelecidos entre os geradores e distribuidores, isto é, os participantes dos leilões de compra e venda de energia.
Além disso, é importantíssimo lembrar que esses contratos acabam tendo aspectos altamente específicos do setor, como por exemplo:
- Preço da energia;
- Submercados de registro do contrato e vigência do suprimento de energia;
- Outros.
Vale a pena ressaltar que todos os contratos firmados passam pelo CCEE, o que naturalmente serve para dar ainda mais credibilidade a cada um deles.
Operações existentes
Todas as atividades que prevêem a viabilização da comercialização de energia elétrica através do SIN passam pelas mãos do CCEE. Dessa maneira, acaba existindo um maior controle e também uma maior confiabilidade.
Conclusão
O Mercado de Energia e o CCEE possuem uma relação intrínseca, como você pode ver no conteúdo de hoje.
Se você se interessa pelo mercado e acredita que pode começar a contratar energia ou até mesmo comercializá-la, entre em contato conosco.
Temos certeza de que podemos te ajudar de maneira abrangente e eficaz mediante suas necessidades.
A GNPW Group conta com uma equipe preparada e pronta para te ajudar no que for preciso!
Comment